quinta-feira, 1 de março de 2012

E aí, Universo? Através do centro de Centaurus A

Crédito da Imagem: NASA, ESA, and the Hubble Heritage (STScI/AURA) - ESA/Hubble Collaboration; Acknowledgement: R. O'Connell (U. Virginia)

Olá vigias! Hoje faremos uma pequena viagem através da quinta galáxia mais brilhantes de nosso céu. 

Conhecida como Centaurus A, a NGC 5128 é uma galáxia lenticular (quando uma galáxia está, segundo a classificação Hubble, no intermédio de uma galáxia elíptica e espiral).

Essa galáxia foi descoberta em 1826 por James Dunlop e está, necessariamente, a 14 milhões de anos-luz da constelação de Centauro. É uma mistura de jovens aglomerados de estrelas azuis, nuvens de gás brilhantes e densas partículas de poeira em sua região central. Essa imagem foi tirada pelo telescópio Hubble e foi processada para apresentar um quadro de cor natural nesse turbilhão cósmico.

As imagens infravermelhas do Hubble mostraram também que existe no centro dessa galáxia em atividade, algo semelhante a discos de matéria em espiral num buraco negro, com um bilhão de vezes a massa do Sol. Centaurus A em sí é, aparentemente, o resultado de uma colisão entre duas galáxias. À esquerda, temos detritos que estão sendo consumidos pelo buraco negro.

Os astrônomos acreditam que os motores desse buraco negro geram o rádio e os raios-X e raios gama da energia irradiada pelo Centaurus A e outras galáxias ativas. Para uma galáxia ativa, Centaurus A é perto, mais ou menos uns 10 bilhões de anos-luz de distância e é uma fonte conveniente para explorar essas potentes fontes de energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário