terça-feira, 6 de março de 2012

E aí, Universo? NGC 6946


 (Composite Image Data - Subaru Telescope (NAOJ) and Robert Gendler; Processing - Robert Gendler)

NGC 6946 é uma galáxia espiral, localizada a cerca de dez milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do Cepheus.

Descoberta por William Herschel em 7 de setembro de 1798, NGC 6946 está ligeiramente obscurecida pela matéria interestelar da Via Láctea.

Do nosso ponto de vista, vemos NGC 6946 de frente. Do centro para fora, as cores da galáxia mudam do centro para fora,  a partir dos tons amarelados de estrelas velhas  para jovens aglomerados de estrelas azuis e estrelas avermelhadas formam-se ao longo dos braços espirais, soltas, fragmentadas.

NGC 6946 também é brilhante em luz infravermelha e rica em gás e poeira, exibindo um nascimento de estrelas e alta taxa de mortalidade. De fato, desde o início do século, vinte supernovas de pelo o menos 9 anos de explosões e morte de estrelas massivas, foram descobertas nessa galáxia.

Com cerca de 40000 anos-luz de diâmetro, NGC 6946, também é conhecida como a Galáxia de Fogos de Artifício (Galaxy Fireworks).  Essa imagem é uma composição que incluem dados de imagem de 8,2 metros da Subaru Telescope em Mauna Kea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário